INTRODUÇÃO AUDIÊNCIA PAPAL APOTECA NATURA 14 DE NOVEMBRO DE 2022
Caro Santo Padre,
Obrigado em nome de todos. É uma grande alegria para todos nós estar aqui hoje convosco, ter a oportunidade de partilhar a visão do seu Pontificado que para nós representou e representa algo muito importante, um percurso de reconsideração do nosso papel no mundo.
Gostaria de aproveitar este momento para agradecer a todas as farmácias da nossa rede e aos nossos colaboradores, da Aboca e da Apoteca Natura, empresas que represento. Empenhamo-nos, há muitos anos, no estudo da natureza de forma a encontrar soluções para o bem-estar das pessoas e para acompanhá-las ao longo do seu percurso de saúde. Fazemo-lo com especial atenção ao conceito fundamental que Vossa Santidade colocou no centro do seu Pontificado, a interligação entre todos os sistemas viventes, a interconexão entre o bem individual e o bem comum, e trabalhamos diariamente sobre estes temas e importantes reflexões.
É por esta razão que estamos aqui, porque as suas mensagens têm sido para nós um guia fundamental para afirmar um novo conceito de cuidado, que vai além da terapia: do autocuidado ao cuidado de terceiros, ao cuidado do mundo, num percurso em que a centralidade da pessoa torna-se a consciência de fazer parte de uma comunidade, de um ecossistema dentro do qual somos chamados a desempenhar o nosso papel com plena responsabilidade.
Emerge assim a visão de um homem que não é dono da natureza, mas o seu guardião, e na qual os conceitos de “cuidar e dar assistência” tornam-se imperativos numa nova era na qual esperamos superar as divisões, abrindo espaço à fraternidade e ao espírito de serviço em relação às outras pessoas e à natureza que nos acolhe. Este é o espírito da economia civil, um novo modelo socioeconómico baseado no princípio Homo Homini Natura Amicus, onde a criação de valor não pode ser dissociada da prossecução do bem comum. Escolhemos ser uma empresa Benefit, isto é, uma organização que inclui nos seus estatutos o objetivo de gerar o bem comum, criando um impacto ambiental e social positivos.
No seu belíssimo discurso em Assis, no evento “Economy of Francesco”, que acompanhei pessoalmente, Vossa Santidade lembrou-nos algo extraordinário, mais propriamente que a sustentabilidade, além de económica e ambiental, é também uma sustentabilidade espiritual. Nas suas palavras, que tomo a liberdade de citar, Vossa Santidade lembra-nos: “O ser humano antes de se centrar na procura de bens, procura um sentido”. E ainda: “O primeiro capital de todas as empresas é o espiritual, porque é o que nos dá força e motivação para nos levantarmos e irmos trabalhar diariamente”.
Esta busca de sentido é a base do nosso modo de empreender: uma comunidade de pessoas que trabalha por um significado, e que une a rede das farmácias Apoteca Natura, o ponto de partida diário para dar sentido à nossa missão. Este foi o mote para solicitar este encontro, Santo Padre, para partilhar o seu compromisso por um mundo melhor.
Acreditamos na possibilidade de um novo mundo, pelo que gostaria de agradecer a força da sua Obra, capaz de gerar confiança e mostrar-nos um caminho claro, o único que ainda podemos percorrer.
Obrigado em nome de todos, com profunda estima e gratidão.
Massimo Mercati