Pesquisa
Filters

Encontro entre o Pontífice e a rede de farmacêuticos Apoteca Natura

Arquivo
Encontro entre o Pontífice e a rede de farmacêuticos Apoteca Natura

                                                                                                  

Encontro entre o Pontífice e a rede de farmacêuticos Apoteca Natura

 

Papa Francisco: “tragam convosco a cultura da assistência e da harmonia“

 

Segunda-feira, dia 14 de outubro, o Papa Francisco recebeu no Vaticano, na Sala Clementina do Palácio Apostólico, os membros da rede de Farmácias Apoteca Natura, elogiando o espírito de harmonia e assistência com que, de forma criativa, fazem negócios a partir de uma intuição “inteiramente ecológica”. O encontro foi o ponto de início do “Curso Evolução” Apoteca Natura Itália, com enfoque no desenvolvimento da rede de trabalho a médio prazo, e numa visão que valoriza o papel do farmacêutico. Tudo isto no contexto de um formato de farmácia centrado no ser humano, em que o conceito de “cuidar e dar assistência” se estende ao ambiente e ao território.

Apoteca Natura: “uma intuição inteiramente ecológica”

A experiência de procurar respostas para os problemas de saúde na natureza despertou no Papa Francisco o pensamento sobre a Amazónia e sobre todas as populações autóctones que possuem um rico património de terapias naturais; o risco, diz ele, é que estes conhecimentos se percam “se as culturas originárias forem extintas”. O Papa acrescentou: «As culturas originárias têm sempre essa atitude em relação ao Criador, ao meio ambiente, e ao 'bem viver': a harmonia de viver da pessoa, da família, do povo com o seu Criador. Vejo no trabalho desenvolvido por todos Vós um sinal positivo dos nossos tempos: um modo criativo de fazer negócios e gerar empregos a partir de uma intuição inteiramente ecológica, uma intuição que responde à necessidade prioritária de hoje, de redescobrir uma nova harmonia entre os seres humanos e a Criação».

As farmácias podem compensar determinadas carências 

Uma outra intuição que o Papa Francisco abordou é a tentativa de desenvolver uma relação personalizada com as pessoas na comunidade, uma capacidade de ouvir, poder aconselhar e orientar… Foi destacada assim uma peculiaridade da Rede de Farmácias Apoteca Natura: «na rede das vossas farmácias vejo também outra feliz inspiração: a tentativa de desenvolver aquilo que já é em si uma característica do trabalho dos farmacêuticos, ou seja, uma relação personalizada tendo por base a capacidade de ouvir para poder aconselhar e orientar… No entanto, mesmo não se tratando de uma invenção, propõem “investimentos” nesta área, que são muito importantes na ótica de assistência na saúde». 

 

Harmonia e cuidado

O Pontífice dirigiu-se aos presentes evidenciando “a intuição originária das suas atividades. Que pode ser resumida em duas palavras: harmonia e cuidado”.

Papa Francisco referiu-se ao conceito de “harmonia” que lhe é muito próximo, uma vez que assume um alto valor teológico e espiritual. Em seguida destacou: «Atualmente, num mundo globalizado e interligado, o confronto entre duas culturas parece ainda mais evidente: a cultura do consumismo e do desperdício, que é uma forma de niilismo, e por outro lado a cultura do cuidado. Temos de escolher, não há outra possibilidade para avançarmos!».

 

O grito da terra e das pessoas mais humildes exige escolhas responsáveis

O Papa sublinhou: “Hoje em dia não podemos permanecer neutros. É necessário efetuar uma escolha, o grito da terra e das pessoas pobres exige responsabilidade. Uma resposta rápida”. Recordou a encíclica Laudato si, um apelo a toda a Igreja e em geral a todas as pessoas para que adotem com consciência uma atitude de cuidado, texto que se inspira numa lógica e num estilo de vida adaptado especificamente ao trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos aos quais se dirigiu. A partir deste ponto, o Papa Francisco concluiu a sua reflexão:

«Cada um, no desempenho da sua função, pode contribuir para a difusão da cultura do cuidado. Agradeço-vos pelo empenho e atenção na vossa atividade diária, e por procurarem dar um contributo concreto para o crescimento de uma economia diferente, centrada na pessoa e no bem comum».

 

 

 

Apoteca Natura, saudações do Presidente Massimo Mercati

A audiência foi aberta por Massimo Mercati, Presidente e fundador da Apoteca Natura, que destacou «a visão da ecologia integral, implementada pelo magistério do Santo Padre, está estritamente relacionada com todos os conteúdos da nossa empresa Benefit e com o nosso modo de ver a organização como a base de uma nova economia». Massimo Mercati, na sua intervenção introdutória, sublinhou ainda a força do Papa Francisco ao recordar que entre as mensagens fundamentais do seu pontificado está «a interconexão entre todos os sistemas vivos e um vínculo indissociável entre o bem individual e o bem comum».

Adicionalmente, continuou Massimo Mercati, «as suas mensagens têm sido para nós um guia fundamental para afirmar um novo conceito de cuidado que vai além da terapia: do autocuidado ao cuidado de terceiros, ao cuidado do mundo, num percurso em que a centralidade da pessoa torna-se a consciência de fazer parte de uma comunidade, de um ecossistema dentro do qual somos chamados a desempenhar o nosso papel com plena responsabilidade. Emerge assim a visão de que o homem não é o dono da natureza, mas sim o seu guardião, e na qual os conceitos de “cuidar e dar assistência” tornam-se imperativos numa nova era em que as divisões são superadas, abrindo-nos à fraternidade e ao espírito de serviço em relação às outras pessoas e à natureza que nos acolhe».

 

Cuidar e dar assistência, a evolução da Apoteca Natura direcionada às pessoas, ao meio ambiente e ao território

O Curso Evolução, encontro dedicado à formação e reflexão reservado aos farmacêuticos que integram a rede de trabalho Apoteca Natura, contou com a participação de palestrantes de destaque , entre eles, Paolo Vineis, Nicola Gardini, Massimiliano Marinelli, Nicoletta Orthmann, Telmo Pievani, Danilo Porro, Vitalia Murgia, Stefano Polesello, Nello Martini, Giuseppe Milanese, Marco Elefanti, Gianluca Gigante.

Conjuntamente com estes intervenientes, foram desenvolvidos alguns dos temas que caracterizam o posicionamento e evolução da rede:

  •   medicina narrativa e medicina de género, para uma maior capacidade de promover e personalizar o aconselhamento;
  •   seleção do sortido com uma rigorosa análise de impacto dos produtos individualmente, na perspetiva de uma farmácia mais ecológica;
  •   integração da farmácia na cadeia de saúde, numa lógica de multidisciplinaridade para uma assistência primária de grande proximidade.

 

O discurso integral de Papa Francisco:

https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2022/11/14/0851/01772.html

 

Apoteca Natura é uma rede internacional de farmácias capazes de ouvir e orientar as pessoas no seu percurso de saúde consciente graças à especialização nos diversos serviços de cuidado e prevenção, à procura constante de uma cadeia sanitária completamente integrada e à seleção cuidadosa da oferta com um foco mais amplo nos produtos naturais. O núcleo de todo este processo é a pessoa, o respeito pelo seu organismo e pelo ambiente em que vive. A rede Apoteca Natura, que inclui mais de 1000 farmácias afiliadas na Itália, Espanha e Portugal, é uma empresa Benefit e possui certificação B Corp.

 

top